Quem perdeu o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano com 9% de desconto em São Paulo, prazo que terminou na última sexta-feira (21), ainda pode regularizar a situação sem multas em fevereiro.

No próximo mês é possível pagar o imposto com 5% de desconto de maneira única ou parcelar em cinco vezes. O prazo final ao pagamento de IPVA de carros cuja placa termina em 1 é em 10 de fevereiro.

+ Fique atento ao golpe do boleto no pagamento do IPVA 2022
+ Veja as tabelas estaduais de pagamento do IPVA 2022

Em São Paulo, a alíquota para carros de passeio é de 4% do preço que consta na tabela Fipe; motos, caminhonetes cabine-simples, micro-ônibus e ônibus pagam 2%; caminhões pagam 1,5%.

Por exemplo: se um carro de passeio está avaliado em R$ 40 mil na Fipe, o IPVA será de 40 mil vezes 4%, o que da o valor de R$ 1.600.

Como pagar?

O pagamento do IPVA pode ser feito em casas lotéricas ou em redes bancárias autorizadas, através de internet banking ou em caixas eletrônicos.

O que acontece se não pagar?

Multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros com base na taxa Selic (atualmente em 9,25% ao ano). Depois de 60 dias, a multa chega ao teto de 20% do valor do IPVA. Quem não pagar terá o débito inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual).

Quando pagar?

Os pagamentos são separados por datas, conforme o último número da placa do automóvel do contribuinte.

Veja o calendário de pagamento em São Paulo: