A Apple preza bastante a utilização de componentes oficiais, ao ponto de já ter tentado “bloquear” as reparações não autorizadas. No passado, a empresa ativou alertas para que um dispositivo Apple recebesse um componente “não homologado”. Agora, a empresa volta a pressionar o mercado ao colocar um aviso no iOS 14.4 para informar que as câmeras existentes no iPhone não são originais.

Este alerta foi descoberto na análise detalhada à 4.ª versão beta do iOS 14.4 que foi disponibilizado esta semana aos programadores. Foi descoberto um código que indica que a Apple apresentará um novo aviso nos iPhones que tiveram as suas câmeras reparadas ou substituídas por componentes de reposição em vez de componentes genuínos da empresa.

+ Apple investe R$ 530 milhões em centro educacional para negros
+ Hyundai e Apple assinam parceria para carros autônomos em março

Conforme acontece com um aviso semelhante para os displays não originais do iPhone, a mensagem provavelmente aparecerá no app Definições -> Geral -> Informações. Além disso, este aviso também poderá aparecer como uma notificação na tela de bloqueio durante um curto período.

O aviso semelhante ao do display não afeta a capacidade de usar o iPhone ou o celular de nenhuma forma. Assim, espera-se um comportamento idêntico para a câmara. Este tipo de aviso tem como objetivo alertar o usuário.

Aliás, até quando a bateria não é genuína a Apple exibe uma mensagem semelhante. Isso também não afeta o desempenho do equipamento, apenas alerta quem usa.  No caso da bateria não ser a adequada, o iOS desativa o recurso de integridade da bateria que exibe a capacidade máxima restante da bateria.

A mensagem da câmara não original provavelmente direcionará os utilizadores a um futuro documento de suporte da Apple. Este irá enfatizar a importância das reparações do iPhone por técnicos autorizados recorrendo a peças genuínas da Apple.