IPC-S deve concretizar projeção e encerrar maio em 0,30%, revela FGV
O alívio do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) entre a primeira e a segunda leitura de maio, de 0,83% para 0,41%, mostra uma trajetória de inflação compatível com a expectativa de 0,30% para o indicador no fechamento do mês. A avaliação é do coordenador do índice na Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Picchetti.
“Ao que tudo indica, a gente vai conseguir essa boa desaceleração no fechamento do mês. Tudo que aconteceu até agora foi dentro dessa trajetória”, diz Picchetti. “Se dermos sorte, estamos começando um processo de descompressão para a inflação.”
Do 0,42 ponto porcentual de alívio entre as leituras, 0,30 ponto partiu da tarifa de eletricidade residencial (-10,78% para -15,45%), devido à mudança da bandeira tarifária, e da gasolina (1,94% para 0,68%), pela diluição do impacto dos últimos reajustes. Na ponta, que indica tendência, a eletricidade repete a queda observada nesta leitura, enquanto a gasolina avança a cerca de 1,0%.
Apesar do alívio, Picchetti alerta que a dinâmica ainda é preocupante. A difusão do IPC-S, que mede a proporção de subitens do indicador com alta de preços, avançou a 77,1% na segunda quadrissemana de maio, de 76,8% na primeira. “Ainda é um nível alto para se pensar na ideia de uma inflação realmente controlada”, afirma o economista.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua