A Apple está apostando em mini aplicativos para organizar a tela inicial do iOS 14, sistema utilizado pelo iPhone. Em vez de baixar um aplicativo, você pode abrir apenas uma parte dele, economizando espaço de armazenamento.

No mês passado, a fabricante estreou os “App Clips” como parte da sua última atualização de sistema operacional. O novo iOS 14 permite que as pessoas iniciem tarefas rápidas e em movimento, como pedir comida para viagem em um restaurante ou alugar uma bicicleta.

+ Depois da Xiaomi, agora é a vez da Samsung brincar com remoção do carregador do iPhone
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA

De acordo com matéria da CNN Business, com isso, os usuários podem iniciar os aplicativos apenas digitalizando um QR code ou tocando em um link compartilhado por texto ou no navegador Safari.

Na China, o aplicativo WeChat já oferece algo semelhante há anos. O programa, chamado de “superaplicativo”, tem um ecossistema de aplicativos leves, conhecidos como “miniprogramas”. Cada programa ocupa 10 megabytes ou menos, enquanto um aplicativo em tamanho normal ocupa dezenas ou até centenas de megabytes.

A tendência começou em 2017, com a empresa Tencent. Segundo a empresa, o objetivo é estabelecer uma mudança no hábito de baixar aplicativos. Outras empresas já lançaram iniciativas semelhantes, como “Instant Apps” do Google e “Snap Minis” do Snapchat.