Finanças

Investimentos globais em ouro caem 60% na primeira metade de 2021

Crédito: Pixabay

A principal queda na demanda por ouro físico foi do mercado indiano, afetado pela pandemia de covid-19 (Crédito: Pixabay)

Apesar da queda de investimento em ouro na primeira metade deste ano, as vendas de joias no varejo seguem aquecidas no mundo, embora ainda não tenham recuperado o nível pré-pandemia. As informações foram publicadas nesta quinta-feira pelo World Gold Council (WGC).

Dívida pública federal sobe 3,07% em junho e caixa do Tesouro já cobre 12 meses de vencimentos

Ouro fecha estável, em compasso de espera por decisão monetária do Fed

A demanda por ouro enquanto investimento caiu para 455,9 toneladas no primeiro semestre deste ano, uma queda de 60% em relação ao ano anterior, quando o ativo negociado nas bolsas de valores registraram entradas recordes.



Em geral, a demanda pelo metal precioso foi de 1.833,1 toneladas neste primeiro semestre, uma queda de 10% em relação a 2020. Essa redução ocorreu junto à queda de 3% no valor do ouro no primeiro semestre deste ano para permanecer, aproximadamente, em US$ 1.775 por onça (28,3 gramas) em 30 de junho.

Já a demanda global por ouro no segundo trimestre deste ano atingiu 955 toneladas, próxima ao nível registrado em 2020 – ambos distantes da quantidade vista antes da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O relatório do WGC ressalta a divergência de demanda por ouro entre investidores institucionais, que compram barras e moedas, e consumidores que adquirem ouro físico em joias e ornamentos pessoais. Depois de cair ao nível mais baixo registrado em 2020, a demanda por joias aumentou 60% – cerca de 390 toneladas – no segundo trimestre deste ano.

O WGC cita a interrupção de alguns mercados específicos na compra de ouro, como o indiano, que sofreu forte impacto de covid-19, com queda de demanda de ouro caindo 46%. Os principais compradores mundiais do metal neste ano foram Estados Unidos e China.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago