Caio Lewkowicz, sócio da Tarpon Capital, participou da live da IstoÉ Dinheiro nesta quinta-feira (5). Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lewkowicz juntou-se à Tarpon em 2011 e deixou a empresa no ano seguinte para fundar a gestora de investimentos em renda variável HIX Capital. Seu retorno à Tarpon ocorreu em 2019. Também trabalhou na área de private equity do Pátria e foi gerente de planejamento financeiro na Smart Fit (empresa do portfólio do Pátria). Na entrevista, o executivo diz que a empresa dele busca construir convicção em relação às teses de investimento por meio de conhecimento diferenciado das empresas que investem. “O melhor investimento é aquele você consegue comprar uma nota de R$ 1,00 por 50 centavos”, diz.

Especialista em análise fundamentalista, conceito que tem como base o uso de dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, balanços e resultado das empresas, além de métodos próprios, a fim de identificar perspectivas e oportunidades de mercado. “Para investir, priorizamos sempre qualidade do negócio. A gente tenta fugir do modismo”, afirma Lewkowicz.

+ “É a hora de novas instituições financeiras”, diz o CEO do Guibolso
+ “Quem opera no segmento de navegação tem que ser muito resiliente e otimista”, diz CEO do Centronave

O uso dessa estratégia fundamentalista é muito comum entre os investidores no mercado de renda variável. Na prática, o diagnóstico funciona como uma ferramenta eficaz para que o investidor possa fazer um verdadeiro retrato de uma empresa listada em Bolsa de Valores e assim decidir se vale a pena investir no ativo. O precursor da técnica, estudada e defendida por Lewkowicz foi o economista inglês Benjamin Graham, considerado o precursor da estratégia “buy and hold” de investimentos em ações.

O sócio da Tarpon Capital, assim como Graham, defende que o preço de uma ação deve refletir a expectativa de lucros futuros, tendo em vista o fluxo de caixa da empresa da ação. “Gostamos de investir em empresas que pouco tem a perder. Margem de segurança para reduzir o risco de investimentos”, afirma.

Na live, ele fala como entender os movimentos de curto prazo da bolsa, sobre a qualidade dos negócios e como identificar boas oportunidades.

Lewkowicz sugere como bons investimentos a Locaweb, a operadora de saúde Hapvida e a Arcos Dorados, a maior franquia McDonald’s do mundo. O executivo acredita que a flexibilidade e busca por investir em um portfólio de empresas de diversos tamanhos (“All Caps”) busca melhorar a equação de risco x retorno e é uma vantagem competitiva da estratégia de investimentos.

“Buscamos constantemente empresas, oportunidades e instrumentos diferenciados ‘fora do rada’ do mercado para maximizar nossos retornos”, conclui o sócio da Tarpon Capital.