Michael Burry, um dos primeiros investidores a pagar e lucrar com a crise das hipotecas subprime, revelou nesta segunda-feira (17) em um documento regulatório que apostou mais de meio bilhão de dólares contra a Tesla. De acordo com o documento, o investidor teria uma posição vendida contra a Tesla neste valor.

Segundo o CNBC, Burry teria comprando 800.100 ações da Tesla ou US$ 534 milhões no fim do primeiro trimestre, de acordo com o documento da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).

+ Musk dá a entender que Tesla pode se desfazer de Bitcoins que já recebeu

Funciona assim: os investidores lucram com opções de venda quando os preços dos títulos caem. Em 31 de março, Burry possuía 8.001 contratos de venda, com valor desconhecido, preço de exercício ou vencimento, conforme a SEC.

Nesta segunda-feira (17), os papéis da fabricante de veículos elétricos caíram mais de 4%, elevando as perdas acumuladas no mês para quase 20%.

Burry, cuja empresa é a Scion Asset Management, alcançou a fama ao apostar contra títulos hipotecários antes da crise de 2008. Ele foi retratado no livro de Michael Lewis “The Big Short” e no filme subsequente vencedor do Oscar de mesmo nome (exibido no Brasil como A Grande Aposta), conforme destaca o CNBC.