Invasão russa à Ucrânia impediu maior alta de juros pelo Fed

Operadores na Bolsa de Nova York enquanto o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, faz comentários (Crédito: REUTERS/Brendan McDermid)
(Reuters) – O banco central dos Estados Unidos provavelmente teria aumentado a taxa de juros em 0,50 ponto percentual no mês passado para desferir um golpe mais decisivo contra a inflação em disparada nos EUA, mas foi impedido pela invasão russa à Ucrânia, mostrou a ata da reunião de março do Federal Reserve divulgada nesta quarta-feira.
“Muitos participantes observaram que… eles teriam preferido um aumento de 50 pontos-base na faixa-meta para as ‘federal funds’ (juro) nesta reunião”, apontou a ata. “À luz da maior incerteza de curto prazo associada à invasão da Ucrânia pela Rússia, eles julgaram que uma elevação de 25 pontos-base seria apropriada nesta reunião.”
Moscou lançou sua invasão em larga escala à Ucrânia em 24 de fevereiro, dias depois de vários formuladores de política monetária do Fed terem se mostrado abertos a um ajuste de 0,50 ponto percentual na reunião de março.
Uma semana depois, Powell, em audiência perante o Congresso norte-americano, se referiu à guerra como uma “mudança de jogo” e revelou que apoiaria um movimento menor, de 25 pontos-base, efetivamente sinalizando a decisão do banco central com antecedência e entregando certo grau de certeza em relação à política monetária mesmo enquanto os mercados financeiros permaneciam nervosos sobre a guerra.
A ata mostrou que a opinião de Powell sobre uma elevação menor dos juros foi amplamente compartilhada por seus colegas, que decidiram aumentar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual e sinalizaram que continuariam a subir a taxa básica ao longo do ano e em 2023.
O Fed subiu a taxa básica em 0,50 ponto percentual pela última vez em 1995.
Veja também
Tópicos
ações acoes da petrobras altas consecutivas ativos domésticos aumento de juros aumento na taxa de juros avanço em Wall Street B3 Banco Banco Central americano Banco Central EUA BB-BI Bolsa brasileira Bolsa de Valores como os EUA controlam a inflação? controle da inflação Cotação Cotações do petróleo Covid-19 destaques de alta EUA Fed FED aumenta juros fim do pregão finanças frigoríficos Guerra Rússia Ucrânia Ibovespa Ibovespa 120 mil pontos Ibovespa alta Ibovespa Baixa ibovespa queda impacto do aumento de juros nos EUA inflação inflação como evitar? inflação o que é? interferência do presidente Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro juros Mercado financeiro negociação Rússia Ucrânia novo presidente petrobras O que acontece quando o Federal Reserve fornece muito pouco dinheiro? O que é FED na bolsa? O que é o Fed? O que quer dizer a sigla FED? perdas Petrobras petróleo política de preços petrobras por que os EUA aumentam os juros? Pregão presidente presidente Jair Bolsonaro principal índice da bolsa brasileira Qual a função do FED? Quantos FED tem nos EUA? queda do petróleo Quem manda no FED? restrições contra Covid-19 Rússia Ucrânia Updated volume financeiro Wall Street