A varejista sueca H&M está sob fogo cruzado na internet por conta de um anúncio em seu site que está sendo acusado de racistas pelos internautas.

O anúncio mostra a foto de menino negro vestindo um moletom com a frase “Coolest monkey in the jungle” (O macaco mais legal da selva, em uma tradução livre).

Ao longo do fim de semana, uma série de manifestações pela web acusaram a H&M de racista. Entre eles, o ator americano jaleel White, da série “Family Matters”, que publicou um post em seu Facebook. “Apenas divulguem o nome de quem aprovou essa m…”, escreveu ele, em sua rede social.

Nesta segunda-feira 8, a H&M se pronunciou sobre a questão, pedindo desculpas. “A imagem foi retirada do todos os canais da H&M e pedimos desculpas para qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida”, disse uma porta-voz da rede varejista.

De acordo com a CNN, a imagem foi publicada em uma versão britânica do site da H&M. Mas muitas pessoas notaram que o menino negro era o único a vestir a estampa de “o macaco mais legal da selva”.