Internados por covid em SP crescem 250%; nº é 1/5 da Ômicron

Internação por covid: casos aumentam assustadoramente (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
A capital paulista registrou aumento de 251,8% no total de internados com coronavírus em leitos de enfermaria e de UTI na rede municipal no último mês. Entre 30 de abril e na segunda-feira, 30, o total saltou de 56 para 197, tanto em leitos comuns quanto na terapia intensiva. Apesar da alta, o número ainda está bem abaixo do registrado em 30 de janeiro, quando o surto da variante Ômicron provocou 873 internações.
Rússia suspende entregas de gás para empresa de energia holandesa
Setor público consolidado tem superávit de R$ 38,876 bi em abril, recorde para o mês
PIB da Índia tem alta anual de 4,1% no trimestre de janeiro e março
Segundo especialistas, a vacinação tem evitado a explosão de casos graves, mas permanece a necessidade de cuidados, sobretudo para proteger os mais vulneráveis, como idosos e doentes crônicos. Nesta segunda-feira, São Paulo teve 86 internados por covid em leitos de UTI e outros 111 na enfermaria. As taxas de ocupação em cada modalidade são de 48% e 38%, respectivamente, o que também está abaixo das registradas em janeiro, quando eram de 69% e 68% e a rede contava com 810 vagas a mais do que o total de hoje para a doença.
O aumento de internações na capital ocorre poucos dias após a Prefeitura ter desobrigado o uso de máscara em corridas de táxi e carros por aplicativo. Paralelamente, o Município começou a aplicar a terceira dose da vacina em adolescentes dos 12 aos 17 anos, para ampliar a parcela da população com o reforço do imunizante. Pelo País, o aumento gradual na média móvel de testes positivos tem impulsionado uma retomada das recomendações para uso de máscara em locais fechados e nas escolas.
Municípios como Curitiba (PR), São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul (SP) são alguns dos que voltaram a recomendar a proteção facial para tentar impedir o avanço do contágio. Boletim InfoGripe da Fiocruz, de quinta-feira, já sinalizava aumento dos casos de covid-19 em todas as regiões do País. Das 27 unidades federativas, 18 apresentaram crescimento no longo prazo (seis semanas).
A Secretaria Municipal da Saúde da capital confirma a tendência de aumento. Em nota, sobre o uso de máscaras, explica que está vigente o Decreto 61.149, de 17 de março de 2022, que dispensa a obrigatoriedade, com exceção dos locais de prestação dos serviços de saúde e dos meios de transporte.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Veja também
Tópicos
60 anos ABCVac acima de 18 anos agendamento alta alta total de internados com coronavírus aplicação armazenamento Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas AstraZeneca capital casos covid SP junho 2022 casos de covida aumentam SP clínica clínicas clínicas particulares Cmed consumidor final coronavírus covid aumento de casos SP covid SP casos crescimento maio 2022 covid surto São Paulo Covid-19 cuidados idosos e doentes crônicos cuidados para evitar infecções entre mais vulneráveis doses Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional espin esquema primário fabricante frascos idosos e doentes crônicos mais vulneráveis Covid-19 idosos e doentes crônicos vulneráveis doença internados covid alta 251% internados Covid em SP internados covid São Paulo número ainda abaixo do registrado em janeiro oferta do imunizante para as clínicas particulares paciente Planejamento preço de venda do imunizante prescrição médica quarta dose quatro meses que tomou a terceira dose seguro serviço da aplicação SP surto da variante Ômicron surto da variante Ômicron provocou 873 internações. terceira dose total de internados com coronavírus alta vacina da AstraZeneca vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 vacinação contra covid prevenção Vacinação contra Covid-19 validade variante omicron