O número de internados com covid-19 em leitos de enfermaria e Unidade Terapia Intensiva (UTI) diminuiu em 75%, em Botucatu, no interior de São Paulo, três meses após o início de um estudo sobre os efeitos da vacinação em massa.

Em maio, quando a imunização foi iniciada, Botucatu registrava 60 pacientes internados com covid-19 em leitos hospitalares, sendo 20 em UTIs. No último domingo (1), o município possuía apenas 15 internados e sete estavam em UTI.

O estudo do Ministério da Saúde avalia a eficácia da vacina da AStraZeneca contra o novo coronavírus em uma aplicação em massa de doses nos quase 150 mil habitantes de 18 e 60 anos. A avaliação deve durar oito meses e inclui o acompanhamento dos efeitos na população, informa o portal Uol.

+ São Paulo manda 445 pessoas para o fim da fila após recusa de vacina disponível

O registro de internados com covid-19 no município começou a cair no fim da primeira quinzena de junho, pouco tempo antes de se completar um mês da aplicação em massa da primeira dose nos moradores.

Quanto ao índice de mortes, entre 17 de maio e 13 de junho, 31 mortes por covid-19 foram registradas em Botucatu. Entre 5 de julho e 1º de agosto, foram registradas 19 mortes, uma queda de 38,70%.

De acordo com o Governo de São Paulo, 83,79% da população de Botucatu tomaram ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.