Na tarde desta quinta-feira (1º), moradores do interior de São Paulo relataram uma nova tempestade de poeira. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o fenômeno em Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Frutal, em Minas Gerais. O evento antecedeu a chegada da chuva na região, que já passa por um período de estiagem de quase 3 meses.

+ Tempestade de areia arrasta avião no interior de São Paulo; veja o vídeo

No último domingo, (26), uma outra tempestade de poeira foi registrada em Franca e Ribeirão Preto. O fenômeno chegou a fazer um avião ser arrastado na pista no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, os dias secos e quentes favorecem a tempestade de areia.

“Estávamos com dias muito quentes e secos. A rajada de vento favoreceu a expulsão da poeira do chão, a onda quente favoreceu o aquecimento, com umidade abaixo de 20%. Então, todo esse ambiente favoreceu esse fenômeno, quando  há o desenvolvimento vertical em que a poeira sai do solo e gera essa tempestade de areia”, explicou Andrea.