A LG Eletronics montou na cidade de Pangyo, na Coreia do Sul, país de origem da marca, a LG ThinQ Home, uma casa inteligente de três andares totalmente equipada com os mais modernos aparelhos e com as tecnologias mais avançadas desenvolvidas pela empresa, embarcados de Inteligência Artificial (AI) e internet das coisas (IoT), além de uma gestão energética limpa. A residência materializa a visão de companhia denominada Life’s Good from Home (a vida é boa de casa, em tradução livre). É mais do que um conceito que a LG pretende disseminar. É um movimento de fortalecimento da marca para aumento das vendas de suas duas principais fontes de receitas, as vertentes de Home Entertainment (televisões, computadores e aparelhos de áudio) e Home Appliance & Air Solution (linha branca).

Esse binômio tem registrado bons resultados, ao contrário da vertente mobile, que acumula perdas sucessivas nos últimos anos. “Nossa intenção é democratizar essas tendências”, afirmou Sonah Lee, diretora de marketing da LG no Brasil. E o mercado brasileiro, onde a empresa tem a segunda maior operação global, atrás apenas dos Estados Unidos, é estratégico. “O consumidor brasileiro tem boa aceitação para esses produtos.”

As receitas globais da LG no primeiro semestre foram afetadas pela pandemia de Covid-19. Em muitos países, como o Brasil, 80% das lojas ficaram fechadas. Resultado: queda de 1,3% no faturamento dos três primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2019, e tombo de 17,9% no segundo trimestre. A recuperação ocorreu no terceiro trimestre, quando a companhia sul-coreana alcançou US$ 15,3 bilhões em vendas, uma alta de 7,8%. Crescimento puxado pelas áreas de Home Entertainment (+14,3%) e Home Appliance & Air Solution (15,5%). O setor de celulares teve variação positiva de 0,2% após dez trimestres seguidos negativos.

ESPELHO A LG visa fisgar o consumidor ao mostrar sua capacidade de inovação. A ThinQ Home, lançada na IFA 2020, maior evento de novidades tecnológicas da Europa, realizado recentemente na Alemanha, é ação de markenting, é conceitual, mas tem aparelhos que fazem parte do portfólio da empresa. Um dos destaques da casa é o espelho inteligente chamado Home Concierge. Serve obviamente para os moradores conferirem o próprio visual e, com tecnologia de Inteligência Artificial embutida, pode também controlar remotamente eletrodomésticos.

Nos quartos, as novidades ficam por conta do Styler, um higienizador a vapor de roupas, e o purificador de ar PuriCare 360° Single Air Purifier. Eles criam uma zona de ar limpo em que os poluentes vindos do exterior são removidos ou significativamente reduzidos. Na área do escritório, a LG expõe monitor exclusivo e o notebook ultraleve e compacto da família gram (LG gram 17” Ultra-Lightweight). Na sala está instalada a Smart Wall, TV OLED de 77 polegadas que ‘desaparece’ completamente na parede quando não está em uso ou fica parcialmente à mostra para mostrar as horas ou funcionar como um tocador de música. Tudo pode ser administrado de perto ou a distância pelo aplicativo ThinQ.

O funcionamento dos aparelhos ocorre a partir de coleta, armazenagem e gestão de energia eficientes, com painéis solares instalados nas paredes externas da casa que capturam energia solar, gerenciada pelo LG Home Energy Management System. O sistema aprende as rotinas dos moradores para prever as necessidades de uso de energia e evitar desperdícios. Assim, com sua própria residência, a LG busca levar sua tecnologia aos consumidores e deixar financeiramente a casa em ordem.