Uma tecnologia de inteligência artificial usada por construtoras na hora da venda de apartamentos é capaz de reconhecer o humor do comprador e agendar visitas a imóveis.

Desenvolvida pela startup brasileira Hypnobox, a tecnologia é um chatbot, uma espécie de atendente virtual, que faz a vez do corretor de imóveis numa interação virtual.

Desde o seu lançamento, em 2017, a tecnologia já foi utilizada por mais de 30 construtoras, entre elas MRV, Tenda, Helbor, Gafisa e Tecnisa, e fez mais de 12 mil atendimentos a possíveis compradores. “Não tiramos o corretor da jogada, mas a tecnologia faz o primeiro atendimento ao cliente”, afirma Vinícius Freitas, responsável pela área de marketing e vendas da Hypnobox.

O chatbot responde as dúvidas de um interessado no imóvel e mostra as principais informações, como a planta e as comodidades próximas ao apartamento (farmácias, shoppings e escolas). Para entender o humor do comprador, ele faz perguntas que permitem identificar interações positivas e negativas. Ao final, uma visita ao imóvel pode ser agendada.

A startup brasileira foi fundada em 2010. Seu principal produto é um sistema de atendimento ao consumidor que funciona no modelo de computação em nuvem. O público-alvo, desde o início, foram as construtoras.