O banco de investimento Goldman Sachs, que aplica suas fórmulas de probabilidades estatísticas no mundo financeiro para traçar classificações de risco nos investimentos, publicou um informe no qual prevê que o Brasil será o campeão mundial na Rússia-2018

“O Brasil vai ganhar sua sexta Copa do Mundo, derrotando a Alemanha em 15 de julho na final”, prevê o banco de investimento americano, que se baseia em um estudo com 200 mil modelos” de “machine learning” (aprendizagem automática), explorando “dados sobre as características das equipes, jogadores e rendimentos recentes”, entre outros elementos.

A equipe liderada por Neymar é a grande favorita frente à seleção que no Mundial do Brasil a derrotou por 7-1 nas semifinais.

As máquinas inteligentes do banco de investimento, no entanto, acreditam que a França tem uma probabilidade maior de vencer o torneio mundial de futebol. Mas o sorteio não ajudou a seleção francesa. Nas semifinais, ela deverá cruzar com o Brasil, depois de derrotar a Espanha nas quartas de final, segundo o banco.

O Goldman Sachs, no entanto, destaca que “as previsões são altamente incertas”. Em 2014, este mesmo estudo previa que a seleção brasileira venceria o torneio.

O banco também divulgou a seleção ideal do Mundial, depois de uma votação de seus clientes em todo o planeta. Sem surpresas: Messi, Ronaldo e Neymar formam o ataque. O Real Madrid forneceu outros três jogadores (Toni Kroos, Marcelo e Sergio Ramos). Os alemães Joshua Kimmich e Mats Hummels também fazem parte da equipe. O espanhol David de Gea defende o gol e o técnico modelo seria o alemão Joachim Löw.