Algumas startups são ousadas e originais. E alguns, como Nate, estabeleceram metas mais modestas: preencher automaticamente as informações de contato e pagamento dos compradores nos sites dos varejistas.

Sediada em Londres e Nova York, essa fintech parecia oferecer um bom serviço, que economizava alguns minutos preciosos para seus usuários. Em troca, o aplicativo Nate cobra dos compradores US$ 1 por transação. Mas mesmo essa visão era difícil de se tornar realidade.

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Embora a empresa tenha dito que usa inteligência artificial para preencher as informações dos clientes ao fazer pedidos, na verdade contratou trabalhadores nas Filipinas para inserir manualmente dados nos sites dos varejistas para grande parte das transações que Nate facilitou em 2021, de acordo com duas pessoas com conhecimento direto da empresa.

Isso significava que os pedidos dos clientes às vezes eram feitos algumas horas depois que eles pressionavam o botão de compra pelo aplicativo Nate. Nate não revelou seus métodos aparentemente de baixa tecnologia para pelo menos alguns dos investidores de quem a startup estava tentando levantar dinheiro, de acordo com um homem que tem contato direto com discussões sobre captação de recursos.

Mas, em vez de usar métodos de alta tecnologia para concluir as compras, as transações de Nate eram frequentemente tratadas manualmente por trabalhadores nas Filipinas, de acordo com um mergulho profundo do The Information

Pessoas com conhecimento direto da tecnologia usada por Nate disseram ao The Information que os bloqueadores de bots em sites de varejistas eram um problema. “O software de Nate precisava descobrir como localizar botões específicos na página, como aquele que adiciona um item ao carrinho de compras”, de acordo com o relatório, o que resultou em uma grande quantidade de transações passando por entrada manual por humanos reais . Alguns pedidos foram feitos horas depois que os usuários do Nate pressionaram o botão “comprar”, relata o The Information .

Isso não impediu Nate de levantar milhões em sua busca para tornar algo que já é muito fácil ainda mais fácil. As empresas de capital de risco Coatue Management e Forerunner Ventures investiram US$ 50 milhões na Nate nos últimos dois anos:

No final do ano passado, com apenas cerca de 100 transações por dia, Nate decidiu fazer uma promoção para aumentar seus negócios e presença, comprando anúncios no TikTok, TV e transporte público. Os usuários recebiam US$ 50 para gastar em sites selecionados quando baixavam o aplicativo Nate e criavam um perfil, e as transações aumentaram – até 10.000 por dia.

Mas os usuários descobriram uma maneira de burlar o sistema criando várias contas com as mesmas informações bancárias, mas usando novos endereços de e-mail e números de telefone. Depois que a empresa removeu usuários duplicados e encerrou a promoção, as transações diárias caíram para 75 a 100 por dia.

Um porta-voz de Nate disse ao The Information que esses números – assim como a faixa de 60% a 100% – estavam incorretos, “e as alegações que questionam a tecnologia proprietária [de Nate] são completamente infundadas”. Mas não seria a primeira vez que uma startup afirmava que as máquinas eram responsáveis ​​pelo trabalho feito por humanos – e lança “ a magia ” de Nate sob uma nova luz.