Finanças

Íntegra da carta de renúncia de Lázaro Brandão ao Conselho do Bradesco

Texto formal foi entregue aos membros do Conselho de Administração do Bradesco na terça-feira, 10 de outubro

Íntegra da carta de renúncia de Lázaro Brandão ao Conselho do Bradesco

Durante toda minha vida profissional, por 75 anos completados no último dia 1o de setembro, tenho me dedicado à atividade bancária, onde comecei muito jovem na Casa Bancária Almeida & Cia, transformada, em 1943, no Banco Brasileiro de Descontos S.A., hoje Banco Bradesco S.A.

Nessa atividade, tive o privilégio de ocupar todos os postos da carreira, assumindo a Presidência da Diretoria em janeiro de 1981 e a Presidência do Conselho de Administração em fevereiro de 1990, acumulando ambos os cargos por 9 anos consecutivos, de 1990 a 1999, quando transmiti a Presidência da Diretoria, sempre buscando fazer do trabalho sério e incansável valores prodigiosos na busca de melhores resultados.

Assim é que, com profundo sentimento de dever cumprido e com o espírito sereno, acredito ser este o momento para apresentar a este Conselho de Administração, onde ocupo a Presidência há 27 anos, meu pedido de renúncia, convicto de que envidei os melhores esforços para cumprir a missão que me foi transmitida pelo mítico Amador Aguiar, para quem o sucesso de qualquer empresa é o resultado de objetivos claros, trabalho planejado e visão estratégica.

O Banco, na sua caminhada de sucesso, e por tudo que representa no cenário econômico-financeiro do País, precisa sempre ter uma liderança forte, competente e pronta para enfrentar todos os grandes desafios que se apresentarem.

Não restam dúvidas de que o Bradesco está e estará nas mãos de profissionais capazes, conscientes e norteados pelos princípios e ideais aqui cultivados nesta nossa formidável Organização.

Por imposição estatutária, endossada por meu desejo pessoal, o meu substituto será o Sr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, atual Diretor-Presidente e Vice-Presidente do Conselho do Banco. Sua natural liderança e seus méritos em superar desafios são indiscutíveis. Sua competência e eficiência estão traduzidas na superação diária das adversidades de um mercado cada vez mais competitivo.

Tenho a certeza de que empregará esforço inaudito na manutenção das boas práticas de Governança Corporativa adotadas pela Organização, com a finalidade de resguardar e otimizar o seu valor, posicionando-se ferrenho defensor da cultura e dos princípios básicos que norteiam a Família Bradesco, em que a verdade, a disciplina, o respeito, a união e o amor ao trabalho representam a base que nos sustenta para seguir sempre em frente na busca do engrandecimento e longevidade da Organização.
Na Presidência das empresas controladoras, onde permanecerei, continuarei firmemente zelando pela cultura e valores da Casa.

Despeço-me da Presidência do Conselho de Administração do Banco com um sentimento de gratidão incomensurável. Aos nossos acionistas e clientes, profundos agradecimentos pelo apoio e confiança com que me distinguiram durante todos esses anos, afirmando que o Banco continuará cada vez mais sólido, eficiente e moderno, a serviço da Comunidade e do Brasil.

Como alicerce seguro para um trabalho produtivo, sempre contei com o apoio e estímulo de minha querida esposa Albertina, de minhas filhas Sônia, Cecília e Beatriz e de meu neto João Pedro; a eles, toda a minha gratidão e desvelo.

Aos meus companheiros de jornada e aos valorosos funcionários que compõem os quadros do Bradesco deixo os mais sinceros agradecimentos por tudo o quanto recebi, onde a convivência profissional foi marcada pela amizade, estima e respeito, em um ambiente ameno e extremamente leal.

Com elevado apreço,

Lázaro de Mello Brandão