O Serum Institute of India, responsável pela produção de mais de 1,5 bilhão de doses de vacina por ano para uma série de doenças, anunciou que vai iniciar a produção de vacinas contra o coronavírus. A expectativa é de ter pelo menos 40 milhões de doses até outubro.

O instituto, com a parceria da Oxford Vaccine Group, realiza testes com a substância em desenvolvimento e conta com a ajuda financeira do governo do Reino Unido.

A expectativa é de que o resultado final dos testes seja atingido até 19 de setembro, validando o início de uma fabricação em grande escala. Paralelamente, a ideia é seguir produzindo cerca de 1 milhão de doses das substâncias testadas até lá.

+ Novo sintoma do coronavírus no corpo é chamado de ‘dedos da covid’
+ Cientista premiada diz que governos terão que modificar vacinas para Covid-19 local
+ Falhas e divergências em sistemas impedem País de saber número real de testes

Segundo o Business Insider, a vacina já foi aplicada em dois pacientes na quinta-feira (23), em Oxford. Outras 1,1 mil pessoas devem entrar na fila de testes nos próximos dias.

Adar Poonawalla, CEO do Serum Institute, disse ao Times of India que o instituto vai produzir 5 milhões de unidades da vacina por mês, durante seis meses, para não ter problemas com demanda. Após ter certeza do sucesso dos testes, a meta é dobrar.

“Estamos planejando disponibilizar a vacina a um preço acessível de cerca de mil rúpias (US$ 13) na Índia”, comentou Poonawalla.