As instituições financeiras querem adiar para o início do próximo ano a implementação da primeira fase da iniciativa. A princípio a data seria dia 30 de novembro, porém os bancos pedem que o novo sistema comece a ser implementado entre janeiro e fevereiro de 2021.

Segundo apurou a Folha de S.Paulo, executivos do setor solicitaram o adiamento, que foi confirmado pelo Banco Central. Em nota a autoridade monetária disse que recebeu o pedido para que o cronograma seja readequado, mas alega que o pleito segue em análise, ainda sem definição.

+ Bancos oferecem “prêmios” para quem cadastrar chaves Pix
+ Guedes: Banco do Brics transferirá US$ 3 bi a Brasil em até três meses

O open banking é uma plataforma pela qual o usuário compartilha dados e tem acesso a produtos financeiros de diversas instituições financeiras, na qual pode buscar condições mais vantajosas. As informações do cliente podem ser cedidas pelo banco com o qual ele tem relacionamento, com o seu consentimento.

De acordo com a reportagem, os envolvidos disseram que o adiamento da primeira fase não teria influência em nenhuma outra parte do cronograma. Assim, a expectativa é de que o open banking esteja completamente implementado até outubro de 2021.