O Instagram informou nesta quarta-feira (20) que possui mais de um bilhão de usuários ativos, ressaltando o forte crescimento da rede social de propriedade do Facebook, focada no compartilhamento de fotos e vídeos.

O anúncio aconteceu em um evento organizado pelo cofundador e diretor executivo do Instagram Kevin Systrom, que destacou uma nova função que permitirá aos usuários compartilhar vídeos de até uma hora de duração.

“Agora temos um bilhão de usuários”, disse Systrom neste evento realizado em San Francisco.

O Instagram se torna a quarta plataforma do Facebook a superar a marca de um bilhão, incluindo o próprio Facebook, com dois bilhões, e os serviços WhatsApp e Messenger.

“Desde seu lançamento, em 2010, vimos com espanto como esta comunidade estava crescendo”, disse Systrom. “É uma grande conquista”.

O Instagram tem superado redes sociais concorrentes como Twitter e Snapchat, e ganhou novos usuários jovens em um momento em que até o Facebook sofreu retrocessos neste segmento da população.

Systrom anunciou o lançamento da plataforma IGTV, que terá um aplicativo separado para smartphones.

A IGTV permitirá a qualquer usuário do Instagram baixar vídeos de longa duração e também incluirá “canais” das pessoas que criarem esses vídeos, similar ao que usa o YouTube, da Google.

“Qualquer um pode criar, você pode baixar seus próprios vídeos IGTV no aplicativo, ou no site, para inaugurar o seu próprio canal”, declarou Systrom.

Systrom informou que a IGTV foi projetada para ser usada em smartphones e amplia bastante o limite anterior de duração dos vídeos, de um minuto.

O Facebook comprou o Instagram em abril de 2012 por cerca de um bilhão de dólares.

A empresa eMarketer estima que o Instagram irá gerar lucros de 5,480 bilhões de dólares em rendimentos líquidos por anúncios este ano, 70,4% a mais que no ano passado.