Um estudo preparado pela comissão de inteligência do senado americano, em parceria com a empresa de pesquisa e análise New Knowledge, trouxe nova luz a influência russa nas eleições americanas através da Internet Research Agency (IRA). Segundo o documento, enquanto o foco dos posts da IRA eram o Facebook, foi no Instagram que suas postagens tiveram mais alcance e engajamento.

Na rede fundada por Mark Zuckerberg, as campanhas da agência apoiada pelos russos atingiram cerca de 126 milhões de usuários, enquanto que no Instagram, foram pelos menos 20 milhões de afetados. Porém no balanço dos posts, é notório o maior sucesso dos posts da rede sociais das fotos, cujos total de likes foi mais de quatro vezes maior. A tabela abaixo também traz total de comentários, onde a diferença foi menor.

Crédito: New Knowledge

Além da New Knowledge, participaram da pesquisa a universidade de Columbia, e Canfield Research. Outras conclusões tiradas do relatório é de que o objetivo dos posts da IRA eram desencorajar democratas a irem votar sob o pretexto de que seu voto não mudaria o curso das eleições. Dentro deste grupo, o nicho mais procurado era o de negros. O relatório afirma que a estratégia continua ainda hoje.

Umas das postagens feitas pela IRA focando no público negro

A descoberta abre um novo caminho para as investigações, uma que uma vez interrogados no congresso americano, executivos do Facebook nunca foram questionados sobre o papel do Instagram na polêmica. Em 2012, o Facebook comprou a rede por US$ 1 bilhão.

Para além do Instagram, o New Knowledge afirma que o IRA mostrou conteúdo para 1,4 milhões de usuários no Twitter, e fez o upload de mais de mil vídeos no Youtube. Um levantamento do Departamento de Justiça americano calcula que a campanha da IRA para influenciar as eleições custaram cerca de US$ 25 milhões