Nesta terça-feira (16), o Instagram divulgou novas políticas de privacidade que visam limitar a interação entre adultos e adolescentes na plataforma. Com a mudança, um maior de idade só poderá enviar uma mensagem para um menor, caso seja seguido por ele.

A rede social também vai introduzir avisos de segurança que serão exibidos para os jovens caso pessoas mais velhas apresentem comportamento potencialmente suspeito. Os alertas permitirão que os adolescentes bloqueiem ou denunciem esses usuários.

A plataforma vai enviar pop-ups para lembrar os usuários menores de idade que eles não devem se sentir pressionados a responder as mensagens, além de ressaltar o cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou informações pessoais com desconhecidos. 

+ WhatsApp prepara novos recursos; confira as novidades

Nos Estados Unidos, a plataforma do Facebook fechou uma colaboração com o The Child Mind Institute e o ConnectSafely para publicar um guia para os pais. Ele inclui ferramentas de segurança e uma lista de dicas para ajudar os pais nas discussões com seus filhos adolescentes sobre sua presença online.

Este guia também foi lançado com parceiros especialistas em outros países, incluindo Brasil, Argentina, Índia, Indonésia, Japão, México e Cingapura. O objetivo da companhia é levar o recurso para mais países em breve. O guia já existia no Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha.

13 anos

Oficialmente, o Instagram só é permitido para maiores de 13 anos, porém, crianças com idades menores acabam entrando na rede social. A plataforma também vai incluir uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial destinada a evitar que crianças criem contas.

Outra ação vai incentivar novos usuários adolescentes a tornar seus perfis privados e, caso eles insistam em deixar os perfis públicos, serão enviadas notificações destacando alguns benefícios de ter uma conta privada.