O Stories do Instagram permite acrescentar uma infinidade de informações em cima de uma imagem ou vídeo: marcar outras pessoas, informar a sua localização, explorar a criatividade com efeitos e gifs. Agora a ferramenta também vai facilitar ações de solidariedade.

Nesta quinta-feira (7), o Facebook, responsável pelo aplicativo, anunciou que acrescentará uma extensão para a criação de campanhas sociais. Emily Dalton Smith, diretora de gerenciamento de projetos de bem-estar social da companhia, disse que a ferramenta para doações só pode ser usada para beneficiar organizações registradas. Isso quer dizer que aquele influenciador digital ou qualquer outra pessoa má intencionada não vai poder fazer uma campanha em benefício próprio.

Segundo ela, foram as próprias entidades que pediram ao Instagram para desenvolver a plataforma, que já é usada pelo Facebook e somou US$ 1 bilhão em doações desde 2015. Ela ainda afirma que os executivos não temem que a criação da extensão do aplicativo de fotos e vídeos resulte na diminuição das doações pelo Facebook.

“Acho que estamos muito ansiosos para ver o que a comunidade Instagram irá trazer e as causas que eles irão apoiar”, disse Smith. O Facebook não revelou data para o início da operação da nova ferramenta.