O Instagram realiza desde 2014 diversas ações para tentar limitar ações de robôs e serviços ilegais contratados por usuários para “bombar” perfis na rede. Porém eles agora irão além, e pela primeira vez admitiram publicamente que irão remover curtidas e comentários feitos por bots usados para melhorar métricas.

Segundo comunicado, o Instagram declarou que caso veja algum perfil continuar a utilizar serviços ilegais mesmo depois de ser avisado da ação, verá seu “acesso ser limitado em relação a ferramentas da rede” e que ele terá sua experiência no Instagram “impactada”.

A nova campanha contra perfis falsos chega após diversos problemas enfrentados pelo Facebook, principalmente a polêmica da Cambridge Analytica em relação as eleições americanas e uma suposta manipulação através de perfis robôs. Só no último trimestre, a rede social dona do Instagram retirou 754 milhões de contas falsas.

O problema do Instagram porém, reside em aplicativos que prometem bombar seu perfil em troca do acesso a ele. Para combater isto, a rede social criou um robô que através de machine learning conseguirá identificar ações malignas de spam feitos por aplicativos terceiros. Alguns destes apps já foram banidos, como Social Growth e Instagress, mas há ainda outros na ativa que cobram de US$ 10 a US$ 45 para melhorar os números do seu perfil.

Para participar, é preciso pagar a mensalidade e liberar seu usuário e senha para o aplicativo, que entrará no perfil para curtir, comentar e seguir perfis que utilizem hashtags desejadas. Quando o Instagram identificar este tipo de ação, irá mandar uma mensagem dentro da própria rede alertando que ações consideradas spam foram removidas, além da sugestão de trocar de senha.