As saborosas e coloridas balas em goma em formato de ursinhos e frutas são promessa na luta contra a queda de cabelo no Instagram. As influenciadoras digitais estão dizendo que as balas melhoraram a pele, os cabelos, as unhas e até ajudam na imunidade.

As criadoras de conteúdo fazem questão de mostrar em vídeos e fotos o antes e depois dos cabelos que, segundo elas, ficam longos e fortes.

Algumas embalagens das balas anunciam vitaminas na composição, como A, D2, E, C, B5, B6, B12, cálcio, iodo e biotina. Muitas das balas são vendidas em farmácias e os fabricantes informam nas embalagens que o produto fortalece cabelos e unhas, além de aumentar a imunidade.

Instagram Vídeo: Rede social cria novo recurso para unir vídeos longos e curtos

A nutricionista Lara Natacci disse ao portal G1 que alguns nutrientes são importantes para pele e cabelo, como a biotina e o ferro. “A biotina é a vedete desses suplementos porque ela realmente tem ação no cabelo, na pele e na unha”, explicou Natacci, mas segundo ela, o resultado depende de outros fatores.

“Depende dos hábitos em geral, depende do seu sono, da atividade física, da alimentação como um todo, porque não é só tomar vitamina, você tem que comer mais fruta, legumes, verduras, que tem outras fontes de nutrientes, tem fibra, até pra ajudar o intestino a funcionar direito, pra ajudar no metabolismo em geral. Isso aí não é milagroso, isso só pode ajudar”, disse a nutricionista ao portal.

O ideal é procurar um especialista em nutrição ou dermatologia para indicação do uso do produto. A coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fabiane Andrade Mulinari Brenner, disse ao portal G1 que há riscos no consumo das balas sem orientação médica. Segundo Brenner, as balas têm açúcar e o consumo desequilibrado pode causar outros efeitos negativos.

Além disso, a especialista explicou que muitos pacientes tomam polivitamínico mais as balas em goma  que tem vitamina A e ainda ingerem a mesma vitamina na dieta, gerando um excesso que pode causar a queda de cabelo.