Nos últimos dias, você deve ter visto algum amigo alertando sobre um golpe no Instagram em que a conta foi roubada e o ladrão usou o perfil para a venda de produtos. Foram os casos do empresário George Gepp, de Recife (PE), e do relações públicas Marco Antônio Delgado, de Brasília (DF). Ambos tiveram suas contas no Instagram roubadas.

Os ladrões fizeram anúncios falsos de produtos nos stories, principalmente eletrodomésticos, que tinham preços atraentes. Os seguidores de George fizeram compras que somam R$ 30 mil. O invasor de sua rede social chegou a acessar sua conta do banco digital Nubank e ainda roubou R$ 13 mil.

“O meu perfil foi clonado na quinta-feira (6) e só hoje (11) consegui recuperar a conta. Eu, meus familiares e amigos fizemos centenas de denúncias e o Instagram não derrubava ou bloqueava o perfil”, declarou Delgado.

Brasil tem a quinta maior inflação da América Latina

A especialista em Direito Digital e Segurança Pública, Ana Claudia Braga, explica que trata de um golpe elaborado em que a vítima, a interessada nos produtos, é convencida a fazer uma transferência via PIX para a reserva do produto que nunca será entregue.

“É um golpe que está sendo usado ultimamente para ludibriar pessoas que procuram produtos de uso diário com preços mais baratos”, explica Braga, que é advogada do escritório Toledo e Advogados Associados.

A advogada lista algumas dicas para evitar os golpes no Instagram:

  1. Desconfiar quando os preços oferecidos são muito acessíveis;
  2. Ativar a autenticação de dois fatores;
  3. Manter número de telefone e e-mail atualizados junto a plataforma;
  4. Observar as atividades de login quando são feitas de outro dispositivo;
  5. Usar senhas fortes, longas e com caracteres;
  6. Cuidado com e-mails falsos em nome do Instagram.

O Instagram tem a Verificação de Segurança, um recurso que ajuda a manter as contas seguras.

“O Instagram trabalha na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, em campanhas educativas de identificação e prevenção a esse tipo de ataque, bem como em ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma. Esse é um trabalho de aperfeiçoamento contínuo”, disse a plataforma em nota.

Dicas do Instagram para que o usuário mantenha a conta segura:

  • Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.
  • Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta.
  • Ative a autenticação de dois fatores: Com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores.
  • Ative a Solicitação de login: Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da web não reconhecido. Você pode aprovar ou recusar de imediato a solicitação nos seus dispositivos conectados. Sempre que desejar, também é possível ver uma lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta do Instagram. Para isso, basta acessar “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de login”.
  • Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado.
  • A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
  • Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.
  • Jamais informe sua senha a terceiros. 

A recuperação da conta deve ser feita conforme a Central de Ajuda do Instagram. Veja o passo a passo:

  1. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção “reverter essa alteração” na mensagem do email.  Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados. 
  2. Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
  3. Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?“).
  4. Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.

Links da Central de Ajuda do Instagram:

O delegado Meneses, da Polícia Civil de Pernambuco, explica um passo a passo a ser feito assim que o usuário perceber o golpe: