De olho na concorrência, especialmente no TikTok, o Instagram começou a testar nesta quarta-feira (19), nos Estados Unidos, o recurso de Assinaturas, que oferece aos seguidores acesso pago a vídeos e histórias exclusivas do Instagram Live.

Os testes começaram com dez criadores, que podem escolher o preço para acessar seus conteúdos. São oito preços para escolher, entre US$ 0,99 por mês e US$ 99,99 por mês.

Na lista de criadores do teste estão o ator e influenciador @alanchikinchow; jogador de basquete @sedona._; astróloga @alizakelly; dançarina/atriz/modelo @kelseylynncook; criador digital @elliottnorris; Medalhista de prata olímpica @jordanchiles; ginasta e criador @jackjerry; treinador espiritual e artista @bunnymichael; Criador de XR @donalleniii; e criador digital @lonnieiiv.

O teste permite feedbacks de fãs e criadores. Os assinantes receberão um selo que os destacam na seção de comentários e nas caixas de entrada dos criadores. Eles serão alertados para transmissões exclusivas e poderão interagir de forma mais próxima com os criadores.

EUA: Kraft Heinz conclui aquisição de 85% na startup de tecnologia Just Spices

Os criadores poderão denunciar as pessoas que fizerem capturas de tela ou gravação de conteúdo, informou o portal TechCrunch. Eles também poderão acessar os ganhos de assinaturas, total de assinantes, novas assinaturas e cancelamentos em suas configurações de assinaturas. Os criadores não podem exportar listas de assinantes e outros dados dos seguidores.

A inscrição para a assinatura do conteúdo dos criadores ocorre por meio de compras nos aplicativos iOS e Android.

“Por enquanto, as assinaturas estarão disponíveis apenas nos Estados Unidos, mas esperamos disponibilizar o recurso para mais mercados em breve”, disse um porta-voz da Meta, em nota enviada pela assessoria de imprensa do Instagram no Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa, a empresa “está testando o recurso Assinaturas para ajudar criadores de conteúdo a ter uma renda mensal recorrente no Instagram, oferecendo conteúdo e experiências exclusivas para seus seguidores mais engajados”.

Em sua conta no Facebook, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse que o teste “ajudará os criadores a ganhar mais, oferecendo benefícios aos seguidores mais engajados, como acesso a Lives e Stories exclusivos”.

“Estou animado para continuar criando ferramentas para os criadores ganharem a vida fazendo trabalhos criativos e colocar essas ferramentas nas mãos de mais criadores em breve”, disse Zuckerberg.