Há uns anos, o Instagram decidiu substituir o feed cronológico, que usava desde o início da rede social, por um modelo que prioriza os perfis com os quais o usuário tem mais interação. Agora, a plataforma está testando a volta da organização que os usuários têm pedido.

No ano passado, o chefe do Instagram Adam Mosseri explicou a razão pela qual a plataforma decidiu abandonar o feed cronológico. Segundo ele, era “impossível para a maioria das pessoas ver tudo” na medida em que as publicações surgiam por ordem cronológica.

+ Instagram: como postar várias fotos em montagem nos Stories

Contudo, depois da insistência dos usuários, no final do ano, Adam Mosseri revelou, durante uma audiência, que a equipe do Instagram estava “trabalhando numa versão de feed cronológico”, que esperava lançar em 2022.

Cumprindo essa promessa, Adam Mosseri revelou, através do Twitter, que o Instagram está, atualmente, testando novas versões de apresentação do feed. Conforme explicado pelo chefe da rede social, a equipe quer dar aos usuários mais controle sobre a sua experiência adequando o uso do aplicativo. Para isso, estão testando três feeds diferentes, de entre os quais os usuários poderão escolher na parte superior do display.

De acordo com o chefe do Instagram, o primeiro feed será o ‘Home’ e funcionará de forma muito semelhante ao que está atualmente disponível. Esta continuará a ser a opção padrão, para que aqueles que não conseguem percorrer todo o feed consigam, ainda assim, ter acesso às publicações dos perfis com os quais interagem mais.

A segunda versão chamará ‘Favorites’, permitirá que o usuário escolha os perfis que aparecem no seu feed e estará organizado de forma cronológica. Por fim, a versão ‘Following’, que reunirá, de forma cronológica, todas as publicações que forem feitas pelos perfis que o utilizador segue.