Após uma semana de queixas dos usuários, o Instagram anunciou uma pausa nos planos de mostrar vídeos em tela cheia no feed do aplicativo, como o TikTok. A tela principal do Instagram também terá menos postagens recomendadas de perfis que não são seguidos pelos usuários.

As reclamações ganharam maior repercussão após as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner publicarem uma imagem viral que pedia a plataforma que parasse de tentar se parecer com o aplicativo chinês.

Auxílio Brasil: nova fase começa em agosto, veja quem recebe

“Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos”, diz a publicação.

O post ainda tinha um link para uma petição online com uma série de reivindicações ao Instagram. O movimento recebeu cerca de 230 mil assinaturas.

Apesar da pausa, Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse que os vídeos têm se tornado cada vez mais relevantes no aplicativo e que as pessoas estão passando mais tempo assistindo Reels no Facebook e no Instagram.

“Estou feliz por termos arriscado. Se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou ousado o suficiente”, disse Mosseri ao portal The Verge. “Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reagrupar. Quando aprendemos muito, voltamos com algum tipo de nova ideia. Então, vamos trabalhar nisso”.