É bem possível que você conheça alguém que trabalhou a vida inteira e, quando chegou a idade de aposentar, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) barrou a entrada da pessoa na lista de beneficiários permanentes.

O INSS costuma negar os pedidos de aposentadoria em casos de trabalhadores com irregularidades na documentação ou inconsistências em algum pagamento da contribuição mensal.

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Veja a seguir os casos mais comuns de rejeição do INSS:

Contribuição não recolhida: um dos casos mais recorrentes entre trabalhadores que tiveram a aposentadoria negada é falta de contribuição previdenciária. Alguns pontos podem explicar este tipo de problema, como o não pagamento das guias do INSS ou o não recolhimento da previdência pelo empregador.

Quando o erro foi do empregador/empresa, um advogado consegue reverter a decisão ao apontar a irregularidade. Na falta de pagamento, o trabalhador terá que cobrir o que ficou por recolher durante o período apontado no sistema do INSS.

Documentação: outro grande problema entre as aposentadorias negadas envolve documentação errada. O INSS exige uma porção de documentos obrigatórios para conceder os benefícios da previdência e qualquer problema nesses registros impedirão o acesso:

– Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);

– Carteira de Trabalho e Previdência Social;

– Extrato analítico do FGTS;

– Carnês de Contribuição da Previdência Social ou comprovantes de recolhimentos;

– Documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência.

CNIS com informação incompleta: outro problema comum no pedido de aposentadoria está no CNIS. Nele, todas as informações da vida do trabalhador são registradas, bem como as remunerações, vínculos empregatícios, entrada e saída de um emprego, recolhimentos e outras informações.

Toda e qualquer irregularidade nessas informações, pode acusar o descumprimento de algum requisito para acessar a aposentadoria e barrar o pedido. Além disso, dados incompletos ou errados podem gerar uma aposentadoria com valor inferior ao correto.