Você sabia que é possível pedir uma revisão do valor da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? É comum que trabalhadores recém aposentados recebam um valor abaixo do que teriam direito e é preciso solicitar uma revisão do cálculo.

Assim que a aposentadoria é aprovada pelo INSS, a pessoa recebe uma Carta de Concessão do Benefício, informando qual será o valor do benefício, o banco de pagamento, modalidade de aposentadoria, entre outros itens. É preciso atenção nesta Carta, já que é nela que você pode perceber o benefício abaixo do normal.

+ INSS: aposentados começam a receber com reajuste em 25 de janeiro; veja valores e calendário

Como a Previdência passou por reformas importantes nos últimos anos, pode ser que o INSS deixe de aplicar regras anteriores à 2019, ou desconsiderar contribuições que você tenha feito em algum período por entender que o vínculo não era válido. A modalidade de aposentadoria que foi considerada pelo INSS à você também pode estar alterada e precisa ser revista.

Dois caminhos podem ser adotados em casos assim: não aceitar o valor, ou seja, não movimentar o dinheiro, e ingressar com uma ação judicial; ou aceitar o valor e pedir uma revisão do benefício no INSS ou na Justiça.

Se você optar por não aceitar o valor, é importante não movimentar sua conta no Instituto, ou será entendido que você aceitou o benefício concedido. No caso da ação judicial, todo seu histórico será revisto e as suas condições de aumentar o valor serão maiores.

Ao aceitar o valor, porém pedir uma revisão no INSS, você terá de contar com uma nova análise do Instituto sobre a sua aposentadoria.