Os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realizaram uma paralisação que atingiu todos os trabalhadores que tinham perícia marcada para esta segunda-feira (31). 

Segundo o órgão, os atingidos não precisam remarcar o retorno, já que os servidores agendam para a data mais próxima. Para consultar a nova data do agendamento, acesse o aplicativo Meu INSS ou entre em contato no telefone 135.

+Não há hipótese de racionamento de energia ou apagão em 2022, diz ministro

Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), que está à frente da paralisação, mais de 25 mil perícias foram afetadas apenas nesta segunda-feira (31) . O ato ocorre uma semana após o corte de R$998 milhões nas despesas do INSS para 2022. Funcionários estão reivindicando melhores condições de trabalho e a realização de concurso público para preencher mais de 3000 vagas em aberto. 

Os benefícios que necessitam de perícia para serem liberados são: Benefício de Prestação Continuada (BPC) para beneficiários com deficiência, auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente (antes chamada aposentadoria por invalidez), aposentadorias da pessoa com deficiência e auxílio-acidente. O Instituto afirmou que não haverá prejuízos financeiros para o segurado que não conseguiu realizar a perícia nesta segunda-feira.