Economia

INSS suspende prova de vida até maio e libera pedido de prova digital

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prova de vida é uma das exigências feitas pelo INSS para que o segurados sigam recebendo pensão e aposentadoria (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A chamada prova de vida exigida para aposentados e pensionistas seguirem recebendo dinheiro do INSS estará suspensa até maio. A medida foi deixada de lado pelo governo Jair Bolsonaro no início da pandemia, para evitar os deslocamentos dos segurados, e deveria durar até março. Mas nesta terça-feira (23), o secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, anunciou a prorrogação até maio.

Para compensar a prorrogação, o governo liberou para 5,3 milhões dos 36 milhões de pensionistas do INSS um projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular. Essa prova de vida é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial dos segurados às agências.

+ STF forma maioria para permitir que Estados e municípios comprem vacinas
+ Lira diz que trabalhará muito para entregar reforma tributária em 8 meses

Esses dados só foram obtidos após o INSS acessar a base de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Denatran. Os 5,3 milhões de beneficiários possuem a CNH digital ou título de eleitor com biometria e já estão recebendo mensagens do INSS por SMS e e-mail.



A prova de vida digital é feita somente pelo aplicativo MeuGov.br, e no app “Meu INSS” já deve constar a possibilidade de realizar a prova e o redirecionamento para o serviço. Desenvolvida pelo Dataprev e pelo Serpro, o aplicativo vai pedir acesso à câmera do celular e detectar, no mesmo instante, o rosto do segurado, validando a prova de vida em seguida.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel