Um problema no banco de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pode atrasar a concessão de novos benefícios de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O problema afeta principalmente os usuários que tentam atualizar seus dados através da plataforma Meu INSS, seja em sua versão web ou nos aplicativos. Os dados inseridos pelos segurados através destes meios não são registrados no CNIS, o que pode levar o sistema a entender que não existem documentos que comprovem o direito de receber o benefício, atrasando a sua concessão ou até mesmo cancelando o seu pedido.

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A falha no banco de dados do CNIS, onde são registradas as contribuições da Previdência e entradas e saídas de emprego, é alvo de reclamações de usuários há meses, que relatam a instabilidade no sistema e que não há atualização nas informações.

Como resolver?

Para tentar evitar os problemas do CNIS na plataforma Meu INSS, o segurado pode buscar outros canais de atendimento do INSS para atualizar suas informações para a obtenção de benefícios da Previdência, como o telefone 135 ou, em caso de dúvidas, buscar uma agência do INSS.