O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (2) o pagamento do último lote da “revisão dos auxílios” para um total de 10.491 beneficiados pela revisão do artigo 29.

O valor será pago entre os dias 2 e 6 de maio de acordo com o último dígito do cartão do Número de Identificação Social (NIS).

+ INSS: 13º salário é pago para mais um grupo de aposentados e pensionistas nesta segunda (2)

Este é o último lote de pagamentos de uma ação civil pública de 2012, onde um acordo entre o INSS, o Sindicato Nacional dos Aposentados e o Ministério Público, estabeleceu um calendário de pagamentos anuais, o primeiro deles ocorrendo em 2013.

Entre os anos de 2002 e 2009, o auxílio-doença e aposentadorias por invalidez de trabalhadores foi calculado com 100% das contribuições, quando o correto previa o descarte das 20% menores para a definição da média salarial. Esta regra deixou de existir após a reforma da Previdência, influenciando os benefícios concedidos a partir de 13 de novembro de 2019.

Quem tem direito?

Segundo o INSS, os valores serão liberados para quem recebia auxílios-doença comum e acidentário, pensões por morte derivadas desses benefícios e aposentadorias por invalidez, seguindo esses critérios no ano de 2012:

• Ter até 45 anos no mês de abril
• Não receber mais o benefício calculado com erro
• Ter direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01
• Herdeiros dos segurados envolvidos têm direito.

Como consultar

A consulta das datas de pagamentos e os valores a serem recebidos podem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/meuinss ou pelo telefone 135.

Calendário de pagamento de revisão dos auxílios

Final do benefício – Data do depósito
1 e 6 – 2 de maio
2 e 7 – 3 de maio
3 e 8 – 4 de maio
4 e 9 – 5 de maio
5 e 0 – 6 de maio