Giro

INSS: Empregado com burnout consegue na Justiça auxílio por acidente de trabalho

Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Taxa de desemprego nos EUA diminuiu em fevereiro (Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil )



Após diagnóstico de síndrome de burnout, um bancário do Rio de Janeiro conseguiu converter na justiça seu benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Auxílio-Doença Previdenciário para Auxílio-Doença por Acidente de Trabalho. A determinação é da 2ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

A Justiça decidiu a conversão do benefício para acidente de trabalho, garantindo a estabilidade trabalhista de 12 meses e a obrigação do empregador de depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante o período de licença.

O bancário do Itaú Unibanco estava com o contrato de trabalho suspenso devido à incapacidade laboral e sua concessão no INSS era de Auxílio-Doença Previdenciário, sem relação com o trabalho.

Na ação judicial, o bancário provou, por meio de laudos médicos e documentos, a pressão e o assédio sofridos no ambiente de trabalho e que sua doença tem origem ocupacional, justificando a necessidade da conversão do benefício.




Na ONU, Brasil mantém condenação à invasão da Ucrânia, apesar da neutralidade defendida por Bolsonaro

O empregado foi diagnosticado com ansiedade, insônia, depressão, concentração e memórias comprometidas devido à pressão exercida por seus superiores, conhecida como síndrome de burnout. O bancário atua na empresa desde 1998 e ocupa o cargo de gerente regional de agências, com 35 agências bancárias sob sua responsabilidade.

“Evidenciam a probabilidade de existência do direito alegado a existência da comunicação de acidente de trabalho (CAT) e os laudos médicos indexados, evidenciando as patologias correlacionadas a atividade laboral do demandante”, escreveu a juíza Fernanda Sepúlveda Telles em sua decisão.







Tópicos

2ª Vara Cível do Rio de Janeiro acidente acidente de trabalho agências bancárias ambiente de trabalho ansiedade assédio atividade laboral auxilio doença previdenciario Auxílio-Doença por Acidente de Trabalho bancário benefício benefício do INSS burnout burnout cid burnout pronúncia burnout sintomas burnout teste burnout tratamento cid 5010 cid 729.0 o que significa cid covid cid u072 Como é uma crise de Burnout? Como saber o CID do atestado médico? Como saber o número do CID? concentração e memórias comprometidas concessão no INSS consulta cid Contrato de trabalho contrato de trabalho suspenso conversão do benefício decisão judicial depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço depressão diagnóstico diagnóstico de síndrome de burnout documentos doença tem origem ocupacional É necessário ter o CID no atestado? empregado Empregado com burnout estabilidade trabalhista Fernanda Sepulveda Telles FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço gerente regional incapacidade laboral insônia INSS Instituto Nacional do Seguro Social Itaú Unibanco juíza laudos médicos licença lista cid O que a Síndrome de Burnout pode causar? O que é o CID? O que leva o indivíduo a desenvolver a Síndrome de Burnout? o que significa CID no laudo médico? oms ano de criação OMS dose de reforço oms isolamento covid oms objetivos OMS ômicron oms pandemia oms significado oms site oms sobre dose de reforço OMS terceira dose patologias período de licença pressão Quais os CID das doenças? Quais são os sintomas do Burnout? Qual o tratamento para a Síndrome de Burnout? Quanto tempo dura o Burnout? síndrome burnout síndrome de burnout síndrome de burnout casos reais síndrome de burnout diagnóstico síndrome de burnout sintomas síndrome de burnout tem cura tabela cid completa 2019 tabela cid completa 2021 trabalho