Giro

INSS: benefícios e concessões podem ser revistos pela internet; saiba como

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Todos os processos do INSS podem ser acessados pelo aplicativo Meu INSS (Crédito: Arquivo / Agência Brasil )



Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pedir revisão de um benefício ou concessão após acessarem o histórico do requerimento pela internet. Itens como a carta de concessão e detalhamento do processo, importantes para que o segurado saiba se o cálculo do benefício mensal foi feito da forma correta, ou se os meses de contribuição foram considerados pelo órgão, estão disponíveis online.

Com essas informações, qualquer alteração e inconstância nos registros, além da análise de conclusão do servidor que fez a avaliação do pedido, podem ser revisadas através de um requerimento seu. Lembre-se, porém, de sempre consultar um advogado quando for pedir revisão do benefício.

+ INSS: 2ª parcela do 13º começa a ser paga dia 25; veja calendário

Criando acesso no Meu INSS

A) Você pode acessar sua conta no INSS com um cadastro no Gov.br:



O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do Governo Federal.

– Acesse o portal Gov.br clicando aqui ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (Android e App Store);

B) Também é possível criar um acesso no Meu INSS:


Será necessário informar número do CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Além disso, você precisa ter em mãos a carteira de trabalho e saber informar detalhes relacionados à vida trabalhista e previdenciária, como as datas em que recebeu benefícios ou as realizações de contribuições ao órgão.

Acessando a cópia do processo

Assim que o cadastro no Meu INSS é realizado, você pode acessar a cópia do processo de análise da concessão da aposentadoria ou pensão.

– Acesse o Meu INSS com CPF e senha e clique em “Consultar pedidos”;

– Em seguida, procure nas fichas de solicitações que aparecem na tela o processo que você quer baixar e clique na lupa de detalhamento do requerimento, clicando em “baixar processo” logo em seguida.

Esse processo também pode ser recebido em papel. Basta ligar na central 135 e fazer o pedido.