Geral

INSS: Aposentadoria pode ter 40% de desconto no valor final; veja como escapar

Crédito: Marcos Santos/ USP Imagens

Conta da aposentadoria pode descontar até 40% do benefício (Crédito: Marcos Santos/ USP Imagens)



Desde a aprovação da reforma da previdência, no dia 13 de novembro de 2019, algumas regras para o pagamento dos benefícios mudaram. 

Entre elas estão os descontos por conta do tempo de trabalho. Na aposentadoria por idade, a remuneração é de 60% da média dos salários, somando 2% a mais a cada ano a partir de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres.  

Só se aposenta com 100% do valor da contribuição o homem que contribuiu por 35 anos e a mulher que contribuiu por 30 anos e tenham, no mínimo, 65 e 62 anos.   

+IBGE tem concursos em vários estados com salários de até R$ 3,1 mil




Conta da média dos salários também mudou

Até a reforma, a conta do benefício excluía os 20% dos salários mais baixos que o contribuinte recebeu para o cálculo do benefício da aposentadoria. Desde 2019, no entanto, 100% dos salários que o trabalhador recebeu em sua vida profissional entram na conta. Ou seja, se houver grandes variações em sua remuneração, elas terão impacto na sua aposentadoria.






Tópicos

13º do INSS para quem recebe acima de um salário mínimo 13º salário 13º salário do INSS 13º salário do INSS para quem recebe um salário mínimo acima de um salário mínimo aplicativo aplicativo meu inss aposentadoria aposentadoria por idade Aposentadoria por invalidez aposentadoria por tempo de contribuição aposentados aposentados de final NIS 5 aposentados e pensionistas aposentados que ganham um salário mínimo aposentados que recebem acima de um salário mínimo aposentar autônomos benefício benefícios contribuir para aposentadoria datas de pagamentos do 13º salário do INSS final NIS 5 GPS guia da previdencia social INSS Instituto Nacional do Seguro Social meu inss NIS Número de Inscrição Social pagamento da segunda parcela do 13º salário pagamento da segunda parcela do 13º salário começa em maio pagamentos da segunda parcela do 13º salário parcela do 13º salário parcela do 13º salário do INSS pensão por morte pensionistas primeira parcela do 13º salário primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas profissionais autônomos quem ganha mais de um salário mínimo quem ganha um salário mínimo salário mínimo salário-maternidade segunda parcela do 13º salário segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas telefone 135 teto da previdência trabalhador autônomo trabalhadores com carteira assinada últimos pagamentos da primeira parcela do 13º salário últimos pagamentos da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas um salário mínimo valores e as datas de pagamentos do 13º salário do INSS