Após anos de trabalho chega o esperado momento da aposentadoria. Ninguém quer ser surpreendido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a suspensão do benefício. O mesmo vale para quem pede afastamento temporário do trabalho com seguro do INSS.

Veja 5 situações em que o segurado deve ter cuidado para não ter o benefício suspenso:

  1. Não fazer a Prova de Vida

A prova de vida é feita anualmente para comprovar a vida e receber o benefício. A não realização compromete o pagamento da aposentadoria.

  1. Não comparecimento em perícia obrigatória

Aposentados por invalidez podem ser convocados pelo INSS para avaliação das condições que motivaram o afastamento ou a aposentadoria.

Brasil espera elevar vendas de carne suína para Rússia no início de 2022

 3. Suspeita de fraude

Temporariamente o INSS faz levantamentos de dados. Em caso de suspeita, o beneficiário pode deixar de receber o pagamento da aposentadoria. “É iniciado um processo de apuração de fraude ou inconsistência de dados e enquanto isso o benefício pode ser suspenso”, explica o escritório Stuppello Guaraná e Azevedo Advogados.

  1. Salário maternidade

Quando a segurada começa a receber salário maternidade, a aposentadoria ou qualquer outro benefício será suspenso. O INSS não paga mais de um benefício aos segurados.

5. Prisão

Presidiários não têm direito a aposentadoria. Assim que for solto, o benefício volta a ser pago ao cidadão.