As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital, começam nesta terça-feira (10) na Página do Participante e vão até 21 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga por PIX, cartão de crédito (à vista ou parcelado) e pela Guia de Recolhimento da União (GRU).

Não serão aceitos pagamentos do boleto por meio de cartão de crédito e pagamentos via PIX com o CNPJ do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame.

O Enem será aplicado nos dias 13 e 20 novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação do exame podem ser consultados na página do Enem. As duas versões do Enem 2022 (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais.

Eleitorado brasileiro cresce em 1,5 milhão em abril, mais de 500 mil com 16 e 17 anos

Na semana passada, o Inep divulgou na Página do Participante o resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Enem e justificativa de ausência na edição anterior. O Instituto ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame. Os interessados em fazer o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio.

No momento da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

O estudante que precisa de atendimento especializado deve solicitá-lo no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição, porém, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Quem quiser ser identificado pelo nome social e não tem o respectivo nome cadastrado na Receita deve realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante.