Giro

Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça (10)

Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A taxa de inscrição do Enem 2022 custa R$ 85 (Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil )

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital, começam nesta terça-feira (10) na Página do Participante e vão até 21 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga por PIX, cartão de crédito (à vista ou parcelado) e pela Guia de Recolhimento da União (GRU).

Não serão aceitos pagamentos do boleto por meio de cartão de crédito e pagamentos via PIX com o CNPJ do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame.



O Enem será aplicado nos dias 13 e 20 novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação do exame podem ser consultados na página do Enem. As duas versões do Enem 2022 (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais.

Eleitorado brasileiro cresce em 1,5 milhão em abril, mais de 500 mil com 16 e 17 anos

Na semana passada, o Inep divulgou na Página do Participante o resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Enem e justificativa de ausência na edição anterior. O Instituto ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame. Os interessados em fazer o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


No momento da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

O estudante que precisa de atendimento especializado deve solicitá-lo no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.


O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição, porém, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Quem quiser ser identificado pelo nome social e não tem o respectivo nome cadastrado na Receita deve realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante.



Tópicos

aplicação do exame aprovação dos pedidos atendimento especializado baixa visão boleto cartão de crédito cegueira CNPJ condição específica CPF CPF em situação irregular CPF em situação irregular na Receita Federal dados data de nascimento deficiência auditiva deficiência física deficiência intelectual deficit de atenção digital discalculia dislexia Distrito Federal documentação duas versões do Enem Enem enem 2022 estados brasileiros estudante Exame Nacional do Ensino Médio gênero gestante GRU Guia de Recolhimento da União identidade de gênero idoso impressa Inep inscrição inscrição no exame inscrições Inscrições para o Enem 2022 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira isenção da taxa de inscrição do Enem isentos justificativa de ausência lactante municípios municípios de aplicação do exame necessidade do atendimento nome cadastrado na Receita nome social numero do cpf pagamentos do boleto pagamentos via PIX página do Enem página do participante participante PIX provas realizar a inscrição receita Receita Federal recursos para isenção da taxa de inscrição do Enem redação resultado dos recursos resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Enem solicitação de tratamento surdez surdocegueira taxa de inscrição taxa de inscrição do Enem tema da redação todos os estados brasileiros transtorno do espectro autista versões do Enem versões impressa e digital visão monocular