Um dos requisitos para entrar no Auxílio Brasil é estar inscrito no Cadastro Único e em outros programas sociais do governo federal. No entanto, isso não garante que a família será selecionada para o programa que substituirá o Bolsa Família. Vale destacar que a seleção acontece mensalmente e os selecionados receberão um comunicado do órgão responsável.

+ O que Bolsonaro já sabia antes de lançar o Auxílio Brasil

Dessa forma, é fundamental  manter os dados cadastrais do CadÚnico atualizados. É importante destacar que, caso o cadastro esteja atualizado há menos de dois anos e não tenha ocorrido mudanças de endereço, renda ou de outras informações da família, não é necessário realizar uma nova atualização, conforme o g1.

No entanto, o fato de a família estar inscrita no Cadastro Único, com dados atualizados e elegíveis, não garante a imediata concessão do Auxílio Brasil. Para isso, é necessário atender aos outros requisitos do programa, sendo que não existe um prazo definido para a realização dessa concessão.

As famílias com dados inconsistentes no Cadastro Único, por sua vez, poderão ser impedidas de ingressar no programa até que sejam sanadas as inconsistências identificadas. De acordo com o g1, a falta de atualização leva à exclusão do registro no CadÚnico após quatro anos.