As empresas familiares da Europa estão de olho na inovação de seus processos, produtos e serviços. A maioria delas, ou 62%, entende que o assunto é a principal prioridade pelos próximos dois anos, segundo estudo da KPMG e pela European Family Business.

De acordo com a 8ª edição do estudo European Family Business Barometer, além de inovação, essas companhias estão dando prioridade também para educação e capacitação da força de trabalho.

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O levantamento contou com as entrevistas de 1.613 executivos de empresas familiares, em 27 países da Europa. Segundo o relatório, 62% dos executivos estão confiantes, ou muito confiantes, sobre as perspectivas de negócios para os próximos 12 meses.

Os países com maior otimismo nas empresas familiares são a Irlanda (91%), Portugal (78%) e Holanda (67%).

A guerra por novos talentos é citada 63% como uma grande preocupação empresarial, avanço de dez pontos percentuais ante a edição anterior do documento.

Além disso, 59% dos entrevistados informaram um faturamento crescente nos últimos 12 meses, enquanto 28% relatou estabilidade nas finanças.