A casa da infância de George Harrison, onde os Beatles ensaiavam em seus primeiros dias, está sendo leiloada por £ 160.000, aproximadamente R$ 1,2 milhão. A família Harrison mudou-se para a casa em Liverpool, na Inglaterra, quando Harrison tinha seis anos.

Eles passaram 12 anos na propriedade com terraço e foi onde ele e se us amigos Paul McCartney e John Lennon realizaram seus primeiros ensaios de banda. Os pais de George mudaram-se para a modesta casa em 1949, quando seu filho tinha seis anos.

+ FGTS: financiamento de imóvel tem limite aumentado; confira como ficou

A Omega Auctions, que está cuidando da venda, espera que a casa de três quartos seja comprada por alguém que espera transformá-la em um museu. Um comprador bem-sucedido também pode solicitar uma placa azul para a propriedade. Para ser elegível para um, o sujeito da placa deve estar morto há 20 anos e Harrison morreu em novembro de 2001.

A propriedade era perto de onde Paul McCartney morava com seus pais. Os jovens se conheceram enquanto esperavam o ônibus escolar em 1954 e McCartney convenceu Harrison a se juntar a uma banda com ele. Harrison fez o teste para John Lennon e se juntou à banda de skiffle, The Quarrymen. Em 1959, os amigos da escola de Lennon deixaram o grupo e em agosto de 1960 a banda era conhecida como The Beatles.

Naqueles primeiros anos, os jovens Beatles ensaiavam regularmente na casa de Harrison. Ringo Starr não se juntou à banda até 1962, ano em que os Harrisons se mudaram de casa, quando os Beatles alcançaram o estrelato internacional.

Matthew e Edna Kermode compraram a casa da Câmara Municipal de Liverpool em 1983 e, após o falecimento deles, sua filha Linda a colocou em leilão em 2014, quando os atuais proprietários, que possuem várias outras casas de ex-Beatles, a compraram. O número 25 Upton Green passou por uma reforma completa, mas ainda tem portas originais, uma banheira, pia e dependências que têm as portas e a decoração da época de George Harrison.

Há também uma grande cômoda de cozinha que os proprietários encontraram no anexo que estaria originalmente na cozinha quando os Harrisons moravam lá, que será incluída na venda. A casa tem uma sala, cozinha e sala de jantar, três quartos, uma casa de banho e um jardim traseiro familiar.

O leiloeiro Paul Fairweather, da Omega Auctions, disse: ‘É realmente uma honra ter a chance de vender uma propriedade que desempenhou um papel importante no início da carreira dos Beatles. George teria aprendido a tocar violão nesta casa e as fotos do grupo reunido lá no início dos anos 1960 são incríveis de se ver”.

Dan Hampson, da Omega Auctions, acrescentou: ‘Esta é uma oportunidade verdadeiramente única de possuir a propriedade onde George passou seus anos de formação e que desempenhou um papel importante para ajudar os Beatles a florescer. A propriedade será vendida em 30 de novembro.