Dois irmãos caçadores de fósseis encontraram um enorme osso pré-histórico que pertenceu a um elefante de presas retas ou a um mamute extinto. A descoberta surpreendente – que se projetou para fora do cascalho após uma recente queda de um penhasco, provavelmente devido ao mau tempo – pode ter entre 10 mil e 125 mil anos de idade, de acordo com um paleontólogo local.

Joe Furguson, 28, e Luke Furguson, 30, encontraram o osso do úmero de 1 metro perto da Baía de Brighstone, na costa sudoeste da Ilha de Wight, no Reino Unido.

+ Fóssil de tigre dentes-de-sabre é vendido por US$ 84,2 mil em leilão

Os irmãos enviaram fotos de sua descoberta ao Dr. Martin Munt, curador e gerente geral do Dinosaur Isle Museum em Sandown, na Ilha de Wight. O especialista disse que o osso parecia ser um úmero de um elefante ou mamute e estimou que tenha algo entre 10 mil e 125 mil anos de idade. Os mamutes foram extintos há cerca de 4 mil anos.

‘Ossos de ambos os tipos de elefante já foram encontrados nos cascalhos que cobrem o penhasco ao longo da costa sudoeste da ilha’, disse o Dr. Munt à BBC . ‘É um exemplo particularmente bom e parece estar quase completo. A preservação e localização do achado o tornam único.

Os irmãos Furguson caçam fósseis desde que eram crianças e construíram uma coleção impressionante – mas esta última descoberta é a melhor até agora. Os dois, que são trabalhadores da construção civil, tiveram que carregá-lo para fora da praia nos ombros, pois era muito pesado, cerca de 30 kg.

Joe e seu irmão agora estão tentando preservá-lo, mantendo-o em uma área úmida e fria e secando-o lentamente, o que pode levar meses, mas eventualmente esperam que seja examinado profissionalmente.

“Até que o bloqueio acabe, não podemos fazer uma verificação. Também entramos em contato com o Museu de História Natural e esperamos levá-lo lá para um exame, pois é uma descoberta muito importante”, disse Joe. “Seria bom que ele ficasse em um museu ou em uma vitrine em casa”.