O Brasil precisa de organização em toda a cadeia produtiva e de modais. E não é só pela proximidade da Copa de 2014. É fundamental que a iniciativa privada se mobilize e atue de forma contundente em conjunto com o governo. As áreas de logística e infraestrutura precisam de um choque de gestão, integrando os setores aéreo, rodoviário, ferroviário, hidroviário e marítimo. Essa deficiência em infraestrutura compromete, e muito, a velocidade do crescimento econômico do País.

1 – Perfumes        
Franceses

Conforme a coluna antecipou há dois meses, o grupo LVMH comprou 70% da Sack’s, loja online de produtos de beleza comandada por Carlos André Montenegro (foto). A operação vai acelerar a entrada da rede francesa Sephora no Brasil. Até o final de 2011, a Sephora abrirá lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O negócio atingiu a casa dos R$ 280 milhões. Curiosidade: Carlos André é filho do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro.

132.jpg

 

2 – Saúde        
Aquisição

Edson Bueno, presidente do conselho da Amil, está na bica para fazer mais uma aquisição de empresa do setor de assistência médica. A expansão da Amil segue de forma acelerada. O grupo já é o maior do Brasil no seu segmento.

133.jpg

 

3 -  Varejo  
Expansão

Apesar de a rede Magazine Luiza negar a informação, tudo indica que sua aterrissagem em solo carioca está próxima. O Rio de Janeiro deverá ser o novo mercado de Luiza Helena Trajano. 

126.jpg

 

4 – Novo dono       
Ficando forte

O noivado entre Lojas Americanas e Casa e Vídeo está perto de virar casamento. A rede carioca de eletrônicos e utilidades domésticas, que atua também no Espírito Santo e em Minas Gerais, emprega seis mil pessoas. A companhia vem enfrentando problemas financeiros desde 2007, quando foi envolvida em um processo de sonegação fiscal. A compra deve sair em breve. E por uma pechincha.

 

5 – Resultados
vento em popa

A Vivo, de Roberto Lima, contratou 5.600 funcionários nos últimos dez meses. E garantiu investimentos de R$ 2,4 bilhões em 2010. Imagine se os acionistas da Espanha e de Portugal não estivessem brigando tanto.

 

6 – Silicone 1
Vice-campeão

O Brasil conquistou o posto de segundo País que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2009, foram feitas mais de 645 mil cirurgias no Brasil. Ao todo, são quase 1.800 cirurgias por dia, sendo 82% em mulheres e 18% em homens. Haja silicone.

 

7 – Silicone 2
Fila

Quem quiser se submeter a uma cirurgia plástica, em São Paulo, por exemplo, tem que entrar na fila de espera. As próteses de silicone estão em falta por excesso de demanda. Nem a Silimed, maior fabricante de próteses do Brasil, está dando conta do recado. 

 

8 – Voo alto        
Novos mercados

O Grupo Rodobens, um dos maiores conglomerados empresariais do País, da família Verdi, está fincando um pé na Índia.

 

9 – Corrida maluca    
Quem dá mais?

A disputa pelo projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, está acirrada. O projeto foi orçado em R$ 33,1 bilhões. Muitas empresas, nacionais e estrangeiras, demonstraram interesse em realizar a obra. O Tribunal de Contas da União (TCU) já liberou a abertura da licitação. O trem-bala ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro em rota que será cumprida em uma hora e meia.

130.jpg

 

10 – Pole dancing
Na construção

Quem está de olho no negócio do trem-bala é o big boss da Itália, Silvio Berlusconi. Em sua recente visita ao Brasil, o primeiro-ministro italiano, além de se divertir, deixou claro que quer participar da concorrência. Segundo Berlusconi, o trem que liga Roma a Milão é um dos mais avançados do mundo e pode ter uma réplica no Brasil.

127.jpg

 

11 – Destino
Ilhas Mauricius

Localizado na costa oeste das Ilhas Mauricius, com vista plena para a azulada lagoa de Tamarin Bay, está o Maradiva Villas Resort e Spa. Além das belezas naturais, o hotel oferece 65 villas, todas com piscinas privativas e mordomo exclusivo. O resort é um convite para deliciosos dias de praia. As diárias custam a partir de 425 euros. www.maradiva.com

125.jpg

 

12 – Extravagância
Sushi de ouro

O chef filipino Angelito Araneta Jr. é o responsável pela criação do sushi mais caro do mundo. O prato da culinária japonesa vem envolvido em folha de ouro e tem como “recheio” pequenos diamantes africanos. Os cinco sushis custam US$ 2 mil. O cliente faz a opção:  come os diamantes ou os leva para casa.

129.jpg

 

13 – Aviação 
Exagero

Parece mentira, mas não é. A companhia aérea irlandesa Ryanair quer mesmo que seus passageiros voem de pé, em certos trechos. A novidade, que precisa ser aprovada pela agência de aviação irlandesa, visa baratear as passagens aéreas. Ela já cobra por mala transportada e pelo uso do banheiro.

128.jpg

 

14 – Entrevista      

131.jpg     
Abram Szajman, presidente do conselho do Grupo VR
 

O Grupo VR quer abocanhar diversos mercados, em especial o imobiliário, que está vivendo um de seus melhores momentos. Confira na entrevista com Abram Szajman, presidente do conselho do Grupo VR.

Líderes – Em quais áreas o grupo atua? 
Abram Szajman  –
 Desenvolvemos negócios em diversos setores da economia, entre os quais serviços, tecnologia, administração de ativos, serviços financeiros, gestão de recursos e empreendimentos imobiliários.

Líderes –  Quais os próximos passos no mercado imobiliário? 
AS –
 O mercado imobiliário está em franca expansão. A economia estável e a disponi-bilidade para a obtenção de crédito tornam o segmento bastante atraente. Entramos no mercado imobiliário com a aquisição de parte da Yuny Incorporadora e devemos crescer. Nossa expectativa é de que o Valor Geral de Vendas (VGV), da área como um todo, fique em aproximadamente R$ 2 bilhões.

Líderes – Quais os planos neste segmento?
AS – 
Vamos construir um shopping no Largo da Batata, em Pinheiros, e outro, que estamos começando a desenvolver, na região de Guarapiranga. Nosso foco de atuação é São Paulo, porém estamos iniciando empreendimentos no Rio de Janeiro.

Líderes – A carteira continuará aberta para novas aquisições?
AS – 
Estamos de olhos abertos. E fechando novos negócios nas áreas de serviço embarcado em tecnologia e financeira. Vamos expandir os serviços e entraremos em uma área um pouco diferente, que, por enquanto, é segredo.

 

Aprovado

Pelé sempre em alta

O Brasil saiu da Copa, mas o comercial da Vivo em homenagem ao Rei Pelé não sai da lista 
dos vídeos mais assistidos do YouTube. A criação do curta-metragem“1.284”, que virou hit, é da agência Young & Rubicam.

Reprovado

ANS

A nova resolução da ANS permite que os planos de saúde não paguem mais implantes no ouvido interno de menores de 6 a 18 anos. A decisão prejudica o direito deles de ouvir e ter uma vida normal. Sem essa cobertura, muitas crianças não terão acesso à audição, pois o tratamento é muito caro.

Com Renata Batochio e Daniela Filomeno Pereira

“Seja humilde para evitar o orgulho, mas voe alto para alcançar a sabedoria” Santo Agostinho