Nesta terça- feira (17), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a dissolução do Centro de Contingência da Covid-19 ao manter as medidas de flexibilização no estado. Para a Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), a regra pode gerar uma nova onda de casos de Covid-19 no estado.

“Manifestamos nossa extrema preocupação com as recentes medidas de flexibilização de atividades comerciais não essenciais e de entretenimento no Estado de São Paulo. Entendemos que a abertura deveria ser mais gradual e lenta, face aos riscos representados pela variante delta do novo coronavírus”, explica o grupo, em nota.

+ Doria dissolve Centro de Contingência da Covid após flexibilização em São Paulo

De acordo com a entidade, países com altas taxas vacinais, como Israel e os Estados Unidos, têm passado por aumento de casos e de mortes, com a nova cepa. Eles destacam, ainda, que os vacinados têm menos risco de infecção, mas que apenas a primeira dose – realidade da maioria da população adulta de SP – não é o suficiente.

“A diretoria da SPI reitera a necessidade de manter o distanciamento social, evitar aglomerações, manter as áreas arejadas e utilizar rigorosamente máscaras em todos os ambientes coletivos, além de higienizar as mãos. Se relaxarmos esses comportamentos protetores, corremos o risco de nova onda da Covid-19”, finaliza.