Economia

Indústria opera 19,1% abaixo do pico alcançado em junho de 2013, diz IBGE

A indústria brasileira ainda opera 19,1% abaixo do pico de produção registrado em junho de 2013, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O patamar de produção se assemelha ao de janeiro de 2009, época da crise financeira internacional.

“Indústria ainda opera em patamar bem abaixo do ponto mais elevado da série histórica”, ressaltou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Na passagem de dezembro de 2016 para janeiro de 2017, a produção industrial teve ligeiro recuo de 0,1%. O resultado, entretanto, foi precedido por dois meses seguidos de avanço na produção – alta de 2,4% em dezembro e de 0,5% em novembro -, período em que acumulou crescimento de 2,9%.

“Apesar da queda em janeiro, há um comportamento mais positivo na indústria. A boa notícia é que a indústria não está aprofundando a queda como vinha acontecendo lá atrás”, resumiu Macedo. “Depois de três anos de perdas, você não recupera com algum saldo positivo”, ponderou o pesquisador.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel