Finanças

Índice DXY do dólar sobe 2% na semana, com aversão global por coronavírus

O dólar avançou ante outras moedas fortes nesta sexta-feira, 3, e encerrou a semana em alta, diante da aversão a risco global causada pela pandemia de coronavírus e com a fraqueza de divisas europeias, após indicadores de atividade do Velho Continente terem despencado em março.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 108,36 ienes, o euro recuava a US$ 1,0822 e a libra cedia a US$ 1,2274. O índice DXY, que mede a variação dólar em relação a outras moedas fortes, subiu 0,40%, a 100,576 pontos, com ganho semanal de 2,25%.

+ Taxas longas têm forte alta com aversão ao risco no exterior e preocupação fiscal
+ Ibovespa vai abaixo dos 70 mil pontos e encerra semana em queda de 5,30% 

“Foi mais uma boa semana para o dólar”, resume a diretora-gerente de estratégia de câmbio do BK Asset Management, Kathy Lien. A especialista ressalta que a divisa americana subiu contra “todas as principais moedas” hoje, mesmo após a divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, conhecido como payroll. O dado mostrou que 701 mil vagas de trabalho foram fechadas no país em março e que a taxa de desemprego subiu de 3,5% para 4,4%. “O dólar manteve ganhos apesar das notícias horríveis no mercado de trabalho americano”, afirma o analista sênior de mercado Joe Manimbo, do banco americano Western Union.

O que deu força ao dólar, no entanto, foi a fraqueza de moedas como o euro e a libra, que têm grande peso índice DXY. Os investidores desfizeram posições nas divisas europeias após os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro, do Reino Unido e da Alemanha terem caído à mínima histórica, com os impactos do coronavírus.

Ante outras moedas emergentes e ligadas a commodities, o dólar avançava a 24,8641 pesos mexicanos, a 19,0698 rands sul-africanos e a 64,9146 pesos argentinos, no fim da tarde em Nova York.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

dólar moeda moedas