A Índia liberou nesta quinta-feira (21) a exportação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford para o Brasil. O imunizante deve chegar ao País nesta sexta-feira (22). De acordo com a CNN, o secretário de Relações Exteriores da Índia confirmou que as primeiras remessas serão enviadas para o Brasil e Marrocos nesta sexta.

O medicamento desenvolvido pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford está sendo fabricado pelo Serum Institute of India, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo. Nesta quinta-feira, um incêndio atingiu o local, mas não danificou o setor que produz as vacinas contra o coronavirus.

+ Embaixada da China diz que fará esforço máximo para garantir insumos para vacinas
+ Pazuello diz esperar ‘avalanche’ de propostas de vacinas, mas não cita datas

A expectativa era que as doses da vacina de Oxford vindas da Índia chegassem ao Brasil na semana passada. No entanto, o governo indiano suspendeu as exportações até que iniciasse o seu próprio programa de imunização. No início desta semana, no entanto, enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

As doses vindas da Índia vão se unir a quase 6 milhões da Coronavac, que já foram distribuídas para todo o país, para dar mais um passo na imunização dos brasileiros.  O programa de vacinação que começou nesta semana prevê a aplicação primeiro nos profissionais de saúde e depois segue para outros grupos prioritários.