Há um mês, no dia 18 de janeiro, a Pixar lançou oficialmente seu projeto que muito se assemelha a uma incubadora de startups, o SparkShorts. Com uma diferença: tudo ali está sob suas asas. A ideia é ter uma espécie de produtora independente dentro da empresa, de certa forma uma área de Pesquisa & Inovação, e lançar curtas-metragens de baixo custo numa plataforma do YouTube que servirá, ao mesmo tempo, como teste para o público. Os criadores (animadores, diretores, produtores, roteiristas) recebem seis meses e um pequeno orçamento para fazer os próprios projetos. Até agora foram seis, dois deles já publicados no canal. O mais recente, Smash and Grab (foto), conta a história de dois robôs antiquados que estão em um trabalho repetitivo e ingrato dentro de uma locomotiva e decidem lutar pela liberdade. Postado segunda-feira 11, em menos de 24 horas já tinha 250 mil visualizações. Kitbull deve ir ao ar no próximo dia 18.

(Nota publicada na Edição 1108 da Revista Dinheiro)